terça-feira, 22 de abril de 2014

Carioca emagrece mais de 20 quilos depois de se mudar para 'país magro'

Andreza Gonçalves foi morar em Paris em setembro, com cerca de 95 Kg.

Para ela, a mudança cultural foi o gatilho para o início do emagrecimento.

Por Fabíola Glenia
Andreza Gonçalves emagreceu mais de 20 Kg depois que foi morar em Paris (Foto: Arquivo pessoal/Andreza Gonçalves)Andreza Gonçalves começou a engordar por volta dos 18 anos e, dos 20 aos 26, oscilou entre os 75 Kg e os 83 Kg (Foto: Arquivo pessoal/Andreza Gonçalves)
Quando a carioca Andreza Cristina Gonçalves, de 28 anos, desembarcou em Paris, seu objetivo principal era aprender a falar francês fluentemente. Ela não imaginava, porém, que a estada no país europeu fosse resultar em mais uma importante conquista: a perda de mais de 20 quilos. A jovem chegou ao país em setembro de 2013, pesando em torno de 95 quilos. Mas estar acima do peso nem sempre foi uma realidade na vida dela.
Andreza praticou esportes dos 9 aos 17 anos. As aulas de ginástica olímpica, basquete e capoeira renderam à jovem um “corpaço”, como ela mesma diz. “Até os 18 anos eu desfilava, era modelo no Rio, participava de concursos de praia. Com 17 anos, e a correria de estudar, fui trabalhar para fazer faculdade, comecei a engordar, mas foi algo em torno de 5 quilos.
Andreza Gonçalves emagreceu mais de 20 Kg depois que foi morar em Paris (Foto: Arquivo pessoal/Andreza Gonçalves) 
Atualmente, Andreza está pesando 71 Kg (Foto:
Arquivo pessoal/Andreza Gonçalves)
Com 20 anos, comecei a ganhar mais peso. Daí, eu ganhava um pouquinho, perdia um pouquinho e, dos 20 aos 26 anos, meu peso ficou oscilando entre 75 Kg e 83 Kg”, conta.
Aos poucos, a jovem formada em Comércio Exterior começou a sentir alguns dos reflexos do excesso de peso. “Como eu nunca fui gorda e me tornei uma gorda, as pessoas não me aceitavam. Diziam coisas como: ‘O que tu fez para estar assim desse jeito?’. Isso me magoava”, conta.
Outro momento em que o peso causou desconforto foi ao chegar a Paris. Andreza foi ao país para trabalhar como au pair – cuidadora de crianças – de duas irmãs, então com um ano e meio de idade. “A família é a típica fitness. Levaram um susto quando me viram. Na França, eles são muito mais magros do que nós. Isso também acabou me motivando.”
Também em setembro do ano passado, ela recebeu o convite de uma amiga que mora nos Estados Unidos para ser madrinha de seu casamento, que será em julho deste ano. “As madrinhas lá vestem todas a mesma roupa. As outras cinco vestem o equivalente ao manequim 36 e 38 no Brasil”, disse. Andreza precisou, então, tirar suas medidas para mandar para a amiga – e percebeu que usaria algo em torno do 48 ou 50.
Apesar de tudo isso, Andreza garante que, no início da temporada em terras parisienses, comia de tudo – chocolate e queijo incluídos. “Mas como não sou muito de bobeira, não comia muito”, diz. Aos poucos, porém, com a simples mudança de rotina – e de cultura alimentar –, ela diz que começou a perder peso.
“Os 7 primeiros quilos foram sem eu perceber. Alguns dias depois, algumas pessoas começaram a dizer que eu estava emagrecendo. Como eu não tinha me pesado, usei a fita métrica que tinha usado para tirar as medidas para a roupa de madrinha e vi que, de outubro para novembro, perdi cerca de 8 cm de cintura”, afirma.
A partir daí, Andreza se sentiu motivada a realmente fazer sua parte para continuar emagrecendo. Antes de viajar, a carioca tinha ido a médicos e à nutricionista – que pediu, entre outras coisas, que ela reduzisse a quantidade de feijão consumida.
“Aqui, raramente como arroz, não como feijão, não como nada com sal, não como açúcar. Outra coisa, com o tempo frio, o aquecedor ficava ligado, então, bebia muita água. Não bebo bebida alcoólica, para mim, isso foi tranquilo. Aqui eu caminho muito. Comecei a pesquisar e descobri que um dos motivos prováveis foi a mudança de cultura”, explica Andreza, que define a França como "um país magro".
Estava com medo do meu retorno ao Brasil, mas fui para o carnaval e percebi que eu mudei, o meu jeito de pensar, a minha cabeça mudou"
Andreza Gonçalves
Desde dezembro, ela também passou a fazer duas horas diárias de caminhada. Com tudo isso, em seis meses, Andreza eliminou 20 quilos, mas, em março, se viu diante de uma primeira prova de fogo. “Estava com medo do meu retorno ao Brasil, mas fui para o carnaval e percebi que eu mudei, o meu jeito de pensar, a minha cabeça mudou. Fui para o Brasil achando que iria engordar, mas emagreci 2 kg em 10 dias.”
Entre as mudanças, ela afirma que passou a se disciplinar mais, que busca equilibrar as refeições e procura comer de três em três horas. “Se vou sair à noite, para um aniversário, por exemplo, como algo mais leve no almoço. Como de tudo, mas em quantidades muito menores, e equilibro durante o dia se sei que vou fazer algo mais calórico.”
Apesar das conquistas e da empolgação, Andreza diz que está indo aos poucos. “Assim você vê bater as metas mais fácil. Agora, a meta é sair dos 70 kg”, diz. O objetivo final de Andreza – que atualmente está pesando 71 kg – é chegar aos 64 kg.
Em Paris, Andreza diz que costuma comer vários tipos de purês de legumes, saladas, massas, almôndega com algum acompanhamento (que não seja o arroz) e muita sopa. “A grande diferença é que no Brasil, a gente só tem entrada, prato principal e sobremesa, e olhe lá. Aqui não, as pessoas comem cinco etapas de comida. Os franceses comem várias vezes, mas a quantidade é minúscula. Isso é uma das grandes diferenças”, diz.
Agora, a carioca também vai começar a patinar duas vezes na semana, 1 hora por dia. “Já estou até em um grupo de patinadores de rua daqui de Paris.”
Andreza Gonçalves emagreceu mais de 20 Kg depois que foi morar em Paris (Foto: Arquivo pessoal/Andreza Gonçalves) 
Até os 18 anos, a jovem praticava esportes e participava de concursos de beleza (Foto: Arquivo pessoal/Andreza Gonçalves)

Sem comentários:

Enviar um comentário